O que sinto é Ansiedade?
Podemos dizer que ter alguma ansiedade é natural, sendo que, em algumas situações, ela até nos pode ser muito útil, deixando-nos mais alertas e focados. No entanto, quando ela ocupa demasiado espaço na nossa vida, sendo muito intensa e frequente, já é um problema. A ansiedade pode tornar-se grave e incapacitante, afetando a vida da pessoa nos mais diversos subsistemas em que está inserida.
E como é sentir ansiedade?
Ao nível do corpo:
- Palpitações;
- Tremores
- Inquietação;
- Suores;
- Tonturas;
- Sensação de boca seca;
- Enjoos, náuseas, vómitos;
- Irritabilidade;
- Alterações do sono;
- Alterações da alimentação (falta de apetite ou vontade exagerada de comer);
- Tensão muscular;
- Cansaço;
- Entre outros;
Ao nível dos pensamentos:
- Medo de perder o controlo;
- Medo de morrer;
- Preocupação constante com o futuro;
- Pensamentos acerca da mesma coisa, sem ser capaz de os parar;
- Pensar sempre no pior cenário, entre outros;
Ao nível dos comportamentos:
- Maior Irritabilidade;
- Maior Isolamento;
- Evita estar com pessoas;

E o psicólogo pode ajudar a gerir a ansiedade?
A resposta é Sim! Um psicólogo pode ajudar as pessoas a sentirem-se mais relaxadas e menos ansiosas. Este, tem um conjunto de ferramentas que ajudam as pessoas a olhar os seus pensamentos de outra forma e analisar a forma como estes impactam os seus comportamentos. É, por isso, importante que peça ajuda para que, dessa forma, sinta que está mais capaz de lidar com o que lhe acontece, nos diferentes meios onde está inserido.
Curiosidade:
De acordo com o exposto nos dados da Entidade Reguladora da Saúde (2023), a nível nacional, os diagnósticos de ansiedade de adultos e crianças aumentaram 2.1% (Ordem dos Psicólogos, 2023).
Referências bibliográficas:
Ordem dos Psicólogos (2023). Contributo Científico OPP- O Impacto da Saúde Mental na Saúde Física- Custos Económicos e Intervenções Psicológicas Custo-Efetivas, Lisboa.