O meu filho não é bom aluno. Será que precisa de Terapia da Fala?
Terapia da Fala Novembro 14, 2024

O meu filho não é bom aluno. Será que precisa de Terapia da Fala?

É natural que os pais se preocupem com o desempenho escolar dos seus filhos. Se o seu filho apresenta dificuldades na escola, é importante investigar as possíveis causas. Uma delas pode ser a necessidade de terapia da fala. Mas como saber se a terapia da fala pode ajudar o seu filho?

Quando é que a Terapia da Fala pode fazer a diferença?

A Terapia da Fala intervém em diferentes áreas, desde a comunicação,  linguagem, fala, motricidade orofacial, deglutição e voz. 

Desta forma, é importante ressalvar que o terapeuta da fala atua em diferentes contextos, tanto escolar como clínico e até domiciliar.

A terapia da fala pode ser indicada quando existem:

  • Dificuldades na compreensão: Se o seu filho tem dificuldade em seguir instruções, entender histórias ou participar em conversas, a terapia da fala pode ajudá-lo a desenvolver as suas capacidades de compreensão.
  • Dificuldades na expressão: Se o seu filho tem um vocabulário limitado, dificuldades em construir frases ou em se fazer entender, a terapia da fala pode ajudá-lo a melhorar as suas capacidades de expressão.
  • Problemas de leitura e escrita: A terapia da fala pode ajudar crianças com dificuldades na descodificação de palavras, na fluência da leitura e na escrita.
  • Dificuldades de aprendizagem: Algumas dificuldades de aprendizagem, como a dislexia, podem estar relacionadas a problemas de linguagem e podem beneficiar da terapia da fala.
  • Gaguez: A terapia da fala pode ajudar crianças com gaguez a desenvolver estratégias para falar de forma mais fluente e confiante.

Sinais de Alerta

Alguns sinais podem indicar que o seu filho pode se beneficiar da terapia da fala:

  • Dificuldade em seguir instruções: Se o seu filho tem dificuldade em entender o que lhe é pedido, mesmo quando as instruções são simples.
  • Vocabulário limitado: Se o seu filho usa poucas palavras em comparação com outras crianças da mesma idade.
  • Dificuldade em construir frases: Se as frases do seu filho são curtas e simples, ou se ele tem dificuldade em expressar ideias complexas.
  • Problemas de pronúncia: Se as pessoas têm dificuldade em entender o que o seu filho está a dizer.
  • Dificuldade em aprender novas palavras: Se o seu filho tem dificuldade em memorizar novas palavras e expressões.
  • Evita situações sociais: Se o seu filho evita situações em que precisa falar, como na escola ou em festas.

Benefícios da Terapia da Fala

A terapia da fala pode trazer inúmeros benefícios para as crianças, incluindo:

  • Melhorias na comunicação: para comunicarmos necessitamos de dois intervenientes, para que haja uma passagem de uma mensagem e esta mensagem pode ser verbal ou não verbal.
  • Mais confiantes e com uma auto estima mais elevada: ao comunicarmos de forma mais eficaz e prática vamos sentir mais confiança ao fazê-lo em diferentes contextos e com diferentes pares.
  • Melhorias no desempenho escolar: uma vez que a terapia da fala abrange áreas tão distintas, quando existem evoluções, estas mesmas evoluções vão repercutir-se no desempenho escolar.
  • Desenvolvimento de competências sociais: quando a criança consegue finalmente passar a mensagem que quer, é mais facilmente compreendida e mais rapidamente se integra em determinado grupo ou com diferentes pares, o que facilita o desenvolvimento de competências sociais.

Quando procurar ajuda?

Se identificar algum dos sinais mencionados acima no seu filho, é importante procurar um Terapeuta da Fala. Na Blag, pode encontrar uma equipa especializada. (link para página sobre terapia da fala)

One thought on “O meu filho não é bom aluno. Será que precisa de Terapia da Fala?
  1. A WordPress Commenter

    Hi, this is a comment.
    To get started with moderating, editing, and deleting comments, please visit the Comments screen in the dashboard.
    Commenter avatars come from Gravatar.

    15 de Abril, 2024 Reply
Deixe um comentário

Your email address will not be published.